É cada vez maior o número de pessoas que apresenta quadro de obesidade no mundo e isso representa um dos principais desafios de saúde pública. Aumentam também as chamadas “dietas da moda” que, em geral, não tem um sólido embasamento científico ou são muito restritivas e impossibilitam adesão por longo período.
Sendo assim, fica cada vez mais fortalecida a recomendação de redução de peso através de alimentação saudável para que a pessoa atinja o peso adequado.
Por que é importante manter o peso adequado?
Porque você irá garantir uma vida mais saudável, o risco de desenvolver doenças como diabetes, hipertensão e doenças cardíacas será menor, além de ter mais disposição para desenvolver as atividades do dia a dia e praticar atividade física.
É de suma importância que a pessoa que está acima do peso tenha paciência e persistência, haja visto que a redução de peso feita de forma lenta e adotando hábito alimentar saudável é a melhor estratégia para obter sucesso no emagrecimento e mantê-lo, evitando o famoso “efeito sanfona”.
Segue abaixo algumas dicas para tornar sua dieta mais saudável:
- Faça no mínimo 5 refeições diariamente: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.
- Procure mastigar bem os alimentos e saboreá-los, isso auxiliará na digestão além de fazer com que você note a sensação de saciedade mais rapidamente.
- Beba bastante água durante o dia e, de preferência, entre as refeições.
- Pratique atividade física regularmente.
- Dê preferência aos alimentos integrais (arroz integral, farelo de aveia, biscoitos e pães integrais), pois são ricos em fibras que ajudam no funcionamento do intestino e prolongam a sensação de saciedade.
- Consuma verduras e legumes no almoço e no jantar.
- As frutas são ótimas opções de sobremesa e lanches. Procure consumi-las, quando possível, com casca e bagaço.
- Dê preferência a leite e iogurte desnatados e queijos magros (ricota, cottage, queijo branco), ao invés das versões integrais desses produtos e queijos mais gordurosos (parmesão, provolone, prato).
- Escolha cortes magros de carne vermelha, frango, peru (principalmente o peito) e peixes.
- Consuma doces e refrigerantes com moderação e dê preferência às versões
light.
- Consuma com moderação alimentos industrializados e embutidos como salsicha, presunto, salame, lingüiça, mortadela e enlatados.
- Procure cozinhar, assar, grelhar, ou refogar os alimentos ao invés de fritá-los.
- Utilize temperos naturais como ervas aromáticas, cebola e alho.
- Dê preferência aos molhos à base de tomate que são menos calóricos que os molhos a base de queijo, creme de leite e maionese.
- Evite consumir preparações com nata, creme de leite, creme de leite fresco, manteiga e leite condensado.
Aproveite as dicas e desfrute os benefícios de uma alimentação saudável!
Nenhum comentário:
Postar um comentário